Tuesday, May 15, 2007

Programa PC Popular financia laptops

Criado para promover a inclusão digital, e claro, alavancar a indústria informática no país, o Programa PC Popular, do Governo Federal, passará a financiar laptops, através da Caixa Econômica Federal - CEF e do Banco do Brasil. Lojas varejistas e credenciadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, também poderão aplicar o empréstimo, com taxa de juros de até 2% ao mês, número abaixo do praticado no mercado.
O financiamento são para máquinas com valor de até R$1.400,00 de configuração com tela de 14 polegadas, HD de 40GB, 512mb de memória DDR, gravador de cd, peso máximo de 3kg e o melhor: placa de acesso à rede sem fio (wireless). O sistema operacional deve ser livre, a exemplo do Linux, principal oponente do windows da microsoft. Desta forma, o Governo espera combater a pirataria de softwares.
No entanto, o Programa PC Popular não parece funcionar muito bem. No financiamento do computador de mesa, foram vendidas apenas 530 mil unidades, destes, 11.509 foram financiados pelos bancos do Governo.
O Programa atende à uma demanda crescente do uso de laptops, principalmente para uso pessoal. Acredito eu, que com as tecnologias de conexão wireless, o pc de mesa que temos em casa seja substituído pelo laptop. Para que isto se concretize de forma mais dinâmica, só nos faltam incentivos à liberdade de conexão, visto que muitas cidades européias e estadunidenses já adotaram a conexão wireless livre.

No comments: