A maior vendedora de CDs na internet decidiu unir-se a um movimento contra os softwares de proteção de cópias de música digital. A Amazon.com planeja vender canções que possam ser livremente copiadas para qualquer computador, tocador de músicas, como o iPod, e também para aparelhos celulares. (Para ler a reportagem em inglês do jornal The New York Times, clique aqui.)
O movimento é um passo importante contra os sistemas de proteção contra cópias que vêm frustrando muitos consumidores e criando confusão sobre a compatibilidade dos tocadores de música e as canções digitais. As críticas mostram que, simultaneamente, softwares como o DRM (Digital Rights Management) prejudicaram os downloads legais de músicas e falharam na tentativa de estancar as cópias ilícitas. Tudo isso em um período em que a indústria fonográfica busca desesperadamente alternativas para compensar o declínio da venda de CDs.
No Brasil, a polêmica a respeito do DRM se acendeu no ano passado, quando a cantora Marisa Monte lançou dois novos CDs protegidos contra cópias. Os discos Infinito Particular e Universo ao Meu Redor chegaram às lojas com uma alerta na capa: os arquivos não poderiam ser copiados para lugar algum. (Clique aqui e leia reportagem do jornal O Estado de São Paulo sobre o tema de abril de 2006.)
No início do mês passado, a mesma gravadora de Marisa Monte, a EMI, anunciou um acordo para vender canções pelo iTunes, da Apple, sem proteção contra cópias. Foi uma resposta ao apelo feito em fevereiro deste ano por Steve Jobs, presidente da Apple, à indústria fonográfica. (Leia a carta em inglês de Jobs, claramente endereçada às 4 Grandes – Sony BMG, EMI, Universal e Warner).
Escrito por Karla Spotorno - 17/05/2007
PC Andrade
Sunday, May 20, 2007
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