Wednesday, May 23, 2007

Do Trama Virtual aos grandes festivais de música do mundo


Na aula do dia 22 de maio, falamos sobre sites como o Flickr e o Flagr, nos quais um cidadão comum pode armazenar fotografias e imagens em bancos de dados na Internet. Falamos também sobre as diversas possibilidades que os indivíduos têm para participar da produção de conteúdos disponibilizados no ciberespaço. Tudo isso me fez lembrar o Trama Virtual, um site hospedado no UOL que serve como forma de divulgação para diversos grupos musicais, inclusive aqueles que não fazem parte do mainstream. No site, artistas dos mais diversos ritmos musicais podem disponibilizar imagens, release, contatos, influências e suas músicas (ou CDs inteiros), inclusive para download.

O legal do Trama Virtual é que você pode ter acesso a bandas totalmente desconhecidas, um mundo totalmente novo, praticamente impossível de ser desvendado através dos meios tradicionais. Muito provavelmente você não iria se deparar com um disco das independentes Vamoz (banda de rock recifense), Snooze (mais uma banda de rock, dessa vez de Aracaju) ou da baiana Vinil 69 (que faz um som muito influenciado pelo rock setentista) em uma grande loja de discos no Shopping Iguatemi, por exemplo.

Material de bandas “de garagem” é difícil de ser encontrado, a não ser em lojas que comercializam produtos do chamado mundo “underground”, lojas essas que não existem em qualquer esquina ou em qualquer cidade. Bandas de rock como Cansei de Ser Sexy (SP), Zefirina Bomba (PB) e Rock Rocket (SP) conseguiram emplacar clipes na MTV, participar de programas televisivos nacionais e fazer sucesso nos maiores festivais independentes do país muito em função dessa facilidade de divulgação.

A Cansei de Ser Sexy, por exemplo, começou na garagem, saltou para as telas dos computadores pessoais da meninada em geral e hoje já ganhou o mundo, participando de grandes festivais de música na Inglaterra e na Espanha, por exemplo, chegando a assinar contrato com a Subpop, que foi gravadora do Nirvana. É importante notar que o acesso a essa música que não faz sucesso no Faustão nem vira grande hit nas emissoras de rádio foi incrivelmente facilitado através desses sites que permitem que quem não tem grana para pagar o famoso jabá também possa chegar ao conhecimento de um número cada vez maior de pessoas ao redor do planeta.

No comments: