Wednesday, May 23, 2007

RSS o quê?

O Really Simple Syndication, popularmente conhecido como RSS, representa um novo formato de distribuição de conteúdo que promete alterar a forma de informação. O RSS foi um dos temas abordados na aula de segunda-feira (21/05) que me remeteram às aulas de Suzana Barbosa na disciplina de Jornalismo Online em que foi caracterizado como uma maneira de distribuir informação por meio da Internet.

Graças a esse avanço tecnológico os usuários e leitores na internet não precisam mais agir como "pauteiros" todas as manhãs na caça de notícias em seus sites preferidos. Agora, através da nova ferramenta, o fluxo de informação mudou e são os sites que informam o leitor sobre a publicação de notícias de seus interesses, de acordo com o cadastro efetuado nas referidas páginas da web.

É através da linguagem RSS que "os sites jornalísticos geram um fluxo automatizado de notícias escrito na linguagem XML (eXtensible Markup Language), que podem ser incorporadas a qualquer produto web preparado para tal, em um processo que se chama sindicação. As notícias também podem ser distribuídas para dispositivos móveis, como os celulares", como explicou Suzana em sala de aula.

No comments: