A Inclusão Digital é um tema que está em pauta em diversos ambientes: jornais, Academia, Televisão, Internet....só para citar alguns. E é inevitável não se deparar com números assustadores sobre o Mapa da Inclusão Digital no Brasil. Não resta dúvidas que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, as famosas TIC's, redesenharam a sociedade em vários aspectos: econômico, político, cultural, educacional e ambiental. No entanto, como foi debatido ontem na aula, não basta somente pólíticas públicas do governo para que computadores sejam colocados em qualquer lugar sem o conhecimento de causa e efeito. O Governo Federal se vangloria e enaltece seus projetos de tentar amenizar o processo de exclusão, ok. Mas, por outro lado, trocando em miúdos, esquece de oferecer suporte pedagógico para o uso adequado, Ddestinado tanto professores quantos alunos. Isso falando em âmbito educacional.
Acredito que a questão da exclusão digital remete a um outro fator ainda mais complexo e problematiza ainda mais: o econômico. Ainda é ínfima a população que dispõe de computador em casa. Há pessoas que nem telefone fixo possuem. Com baixa renda, é difícil o indivíduo adentrar na era digital. A saída, acredito nisso, é a educação. Ela deveria ser continuada e aliada à ações governamentais, com a sociedade e ter parcerias com as três esfreas do governo federal, municpal e estadual, Ongs, iniciativas privadas, Universidades e Escolas.
Tlavez estas questões não resolvam de vez a problemática, que é histórica. Seria interessante que a inclusão digital fosse blocada nos conteúdos pedagógicos, mas talvez teria que ser feito uma reformulação na grade curricular, o que demoraria ainda mais. Contudo, acredito que o Brasil tenha condições avançar neste segmento. Será preciso urgência para pulverizar e colocar em prática, acima de tudo, tais ações.
E isso é só o começo.
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