Tuesday, May 29, 2007

Ciberpunks

Semana passada, em uma das aulas, o Prof. André Lemos comentou sobre os Ciberpunks e o livro "Neuromancer", de Willian Gibson (1984). Resolvi então me informar melhor sobre eles e dividir isso com vocês. Como esse assunto requer mais pesquisa e uma análise mais profunda, serei breve no meu post fazendo uma aborgem geral.

O Ciberpunk é um movimento literário da ficção científica, originado nos Estados Unidos a partir da publicação do livro "Neuromancer".

No livro, o autor aborda a relação da cibercultura e da cultura pop, diferenciando o Punk (movimento organizado, unificado que tem como objetivo afirmação de um estilo e uma personalidade sem envolver questões éticas, políticas e sociaisnas décadas de 70 e 80) do Ciberpunk (utilizam o ciberespaço para realizar atos de vandalismo e protestos contra algumas empresas).

A denominação Ciberpunk foi dada pelo escritor Bruce Bethke (Ciberpunk = cibernético + punk devido aos argumentos contra o sistema, contra-cultra) e, assim, a literatura passou a fazer uso desse termo.

"O herói Ciberpunk, freqüentemente um hacker solitário disposto a romper o autoritarismo das grandes corporações e governos autoritários, é de certa forma um punk. Ele vive em cidades enormes iluminadas à noite pelas luzes dos prédios e carros, num futuro não tão distante, numa sociedade problemática. Tudo que o cerca é sinistro, degradado. 'Tudo que pode ser feito a um rato pode ser feito a um ser humano. E nós podemos fazer quase tudo a ratos. Isso é uma coisa difícil de se pensar, mas é a verdade. Não vai desaparecer porque cobrimos nossos olhos. Isso é ciberpunk', diz o escritor Bruce Sterling, resumindo o clima em que são ambientadas as histórias de Ficção Científica Contemporânea" (BERCITO, Diogo. O que é Ciberpunk?. extraído de: http://www.facasper.com.br/cultura/site/ensaio.php?id=326 visitado em: 28 mai. 2007).

E, aqui vão algumas dicas para quem quiser saber mais sobre o mundo de ficção dos ciberpunks: A Ficção Científica Cyberpunk - artigo do prof. André Lemos ou leia o livro: Ciberpunk: Fção e Contemporaneidade, de Herlander Elias.


No comments: