Muito legal a reportagem da revista VEJA da semana passada (edição 2008 de 16/05/2007) sobre a inserção dos computadores nas escolas públicas brasileiras. Lá estão retratados vários aspectos discutidos nas aulas do professor André, como a importância da internet na democratização do acesso à informação e produção do conhecimento e as profecias radicais que colocam o professor como coadjuvante no processo educativo. Além destes, o interesse pela leitura despertado nos estudantes através dos computadores e a sua capacidade de formar redes de debates e relacionamentos também foram abordados.
A tese da matéria aponta que a disponibilização dos computadores nas salas de aula é fruto de um programa do governo federal que pode trazer significativas contribuições para a formação dos estudantes. Entretanto, alerta que o sucesso do projeto depende muito da preparação dos professores para a utilização dos recursos e condução do aprendizado. Ou seja, talvez mais que nunca o professor esteja valorizado neste contexto, uma vez que o computador por si só não educa, mas pode ser uma importante ferramenta nas mãos de profissionais que saibam utiliza-lo para motivar e ampliar os horizontes dos alunos.
Monday, May 21, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment