Wednesday, May 23, 2007

Tecnologia X Diversidade Cultural

Engana-se quem pensa que a tecnologia é apenas uma corrida desenfreada por inovações, motivada por razões econômicas e culturais. Invertendo os termos da frase acima surge a maneira mais correta de enxergar o fenômeno. A corrida por inovações tecnológicas constitui o mais importante fenômeno cultural do nosso tempo, na medida em que interfere radicalmente na vida das pessoas e em suas visões de mundo. Observe a relação das diferentes culturas (oriental e ocidental) no uso dos emotions.
Segundo especialistas das universidades de Hokkaido (Japão) e de Alberta (Canadá), americanos e japoneses expressam alegria e tristeza usando emoticons diferentes.
As animações usadas pelos dois povos mostram que ainda existe uma grande diferença entre Oriente e Ocidente.
O site LiveScience informou que enquanto os japoneses tendem a observar os olhos de uma pessoa quando estão conversando, os americanos costumam olhar mais para a boca.
A pesquisa feita pelo psicólogo Masaki Yuki com estudantes japoneses e americanos analisou os emoticons usados por eles para transmitir o grau de felicidade ou tristeza que sentiam.
O resultado mostrou que os emoticons japoneses expressam os sentimentos de seus autores por meio dos olhos enquanto os norte-americanos modificam a posição da boca dos seus emoticons para mostrar o que sentem.
Yuki disse que a idéia da pesquisa surgiu quando começou a trocar mensagens com americanos via e-mail e ele não conseguia entender os emoticons de felicidade =) e tristeza =( .
Isso porque, no Japão, os emoticons que representam a felicidade (^_^) e a tristeza (;_;) possuem mais ênfase nos olhos.
As informações são do Notícias da Terra Burlesca.

No comments: