Monday, May 21, 2007

Irã abre primeiro cibercafé só para mulheres

O primeiro cibercafé do Irã apenas para mulheres foi aberto perto da capital Teerã, com o objetivo de criar um "ambiente apropriado" para mulheres jovens. A informação foi dada nesta segunda-feira por uma agência de notícias semi-oficial iraniana.


Sob a rígida lei islâmica introduzida no país após a revolução de 1979, homens e mulheres que não sejam parentes não devem ficar juntos em locais públicos - embora essa proibição seja frequentemente desobedecida na prática, por exemplo, em diversos cibercafés na capital.

Muitos jovens iranianos são ávidos internautas, sendo que muitos utilizam as salas de bate-papo na Internet para manter relações sociais com pessoas do sexo oposto. "O ambiente da maioria dos cibercafés de Teerã não é apropriado para moças; por isso foi aberto este num ambiente inteiramente feminino", disse a agência de notícias Mehr.

A agência informou que clientes da cidade de Karaj, a oeste de Teerã, terão acesso à Internet em banda larga e aulas gratuitas de informática, e também que o café será operado sob a supervisão de uma organização estudantil.

As autoridades iranianas dizem que as normas rígidas de segregação sexual, além do código de vestimenta islâmica para mulheres, visam proteger as mulheres e não limitar seus direitos.
Desde que Mahmoud Ahmadinejad chegou à presidência, em 2005, prometendo um retorno aos valores da revolução, setores de linha dura vêm exercendo pressões em favor de controles mais rígidos para reprimir comportamentos ditos imorais.

* matéria da agência Reuters, extraida do portal Terra.

No comments: