Thursday, May 24, 2007

O Show da vida


Muito interessante a discussão da aula da última terça-feira na Especialização. Dentre vários assuntos abordados, debatidos e pensados, um me inspirou a postar no blog: A questão da eterna vigilância em que vivemos, seja em prédios, banheiros, consultórios, supermecados, há sempre um "olho" seguindo nossos passos. A vigilância, descrita no livro magistral de George Orwel, 1984, também debatido na aula, lógico, invadiu a sétima arte,muito antes da febre dos realitys shows, vale ressaltar aqui.

O filme de 1998 "THE TRUMAN SHOW" (O Show do Truman, o show da Vida) de Peter Weir, aborda justamente esta questão da vigilância. Na trama, Truman, interpretado por Jim Carrey, tem sua vida monitorada por câmeras 24 horas por dia e transmitidos para todo o mundo. O curioso é foi criado uma cidade fictíca, personagens falsos, idéias falsas. Tudo é fictício, menos a inteligência de Truman que descobre toda a armação.



Pois bem,não é um filme para sentar na poltrona, comer pipoca e ir embora. É um filme para refletir sobre a vigilância excessiva, o fenômeno da mídia, o culto às celebridades, a publicidade por trás de tudo e sobre como a sociedade está se comportando diante deste fenômeno.
Por estas razões, tira-o da lista de entretenimento e o coloca na lista de filmes Cult. Um filme magistral, que redefiniu o cinema nos anos 90.

O final do filme, mostra que todos nós somos descartáveis, matáfora de uma sociedade imdetiatista, que anseia tudo pronto e rápido. Tudo numa linguagem cheia de metáforas.
Nas palavras de Chrisford, o diretor: "a vida real não é menos assustadora que a vida que você tem aqui dentro. São as mesmas mentiras, as mesmas decepções. Só que aqui, eu garanto que tudo dará certo”. Daí pensemos: Se nossa vida fosse mesmo uma mentira, seríamos então todos cópias falsas de nós mesmos?
Enfim, é um convite a uma reflexão sobre várias temáticas que vivenciamos atualmente. Não podemos perder de vista.

No comments: