Thursday, May 24, 2007

Distribuição de tecnologias digitais no Brasil

Foi divulgado ontem, pela BBC, um relatório que trata exatamente sobre inclusão digital, um assunto que rendeu uma longa e rica discussão na aula de ontem, 23 de maio. O relatório, divulgado em Genebra e preparado pela Association for Progressive Communication e pelo Instituto do Terceiro Mundo, constatou que a estrutura de tecnologia da informação e da comunicação (TIC) do Brasil é boa, mas mal distribuída.

O relatório verificou, na verdade, o abismo digital existente no país, abismo esse que também se verifica no âmbito social, por exemplo. Segundo a pesquisa, essa desigualdade no acesso aos meios digitais é comum em países em desenvolvimento. Dos 22 países analisados, apenas a Espanha tem uma distribuição equilibrada da tecnologia.

Segundo a ONG Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits), responsável pelo capítulo referente ao Brasil no relatório, a privatização do sistema Telebrás alavancou a modernização do setor no país. Também foi constatado que, no governo de Fernando Henrique Cardoso, houve um investimento em projetos de inclusão digital, que, no entanto, não resultou numa melhor distribuição dos meios digitais entre os cidadãos.

O relatório parece não privilegiar aspectos referentes ao nível cognitivo da inclusão digital. O que parece importar é a quantidade de computadores com acesso à rede instalados pelo governo em escolas, por exemplo, e não como essa tecnologia é utilizada pelos estudantes, ou se os professores são treinados para educar com a ajuda de ferramentas como a Internet. Mais uma vez, é priorizado o caráter tecnocrático do processo, em detrimento ao cognitivo, fundamental à comunicação e, por conseqüência, à educação.

No comments: