Wednesday, May 23, 2007

Como entender e como explicar

Meu pai tem máquina de escrever, vitrola e discos de vinil e utiliza diariamente estas ferramentas para escrever poesias e ouvir músicas do Trio Iraquitan. Lembrando comentários feitos por André em sala de aula, lembrei de meu pai que os 70 anos de idade tenta entender este fascínio todo em torno desta tal INTERNET. Lúcido e bem curioso tenta compreender como pode uma mesma informação circular ao mesmo tempo no mundo; de onde veio esta foto, para onde ela vai e como chega ao “outro lado”? Como posso enxergar esta pessoa que está agora nos Estados Unidos através deste vídeo (webcan)? Como posso conversar com uma pessoa que nunca tinha visto antes e ser correspondido (salas de bate papo)? Quanta informação junta é esta!!!

Um passado tão próximo e ao mesmo tempo tão distante.

E aí como explicar? Lembrei do exemplo do controle remoto dado por André em sala de aula e tentei clarear as dúvidas do meu pai: “Você sabe que isto acontece (a exemplo do controle remoto), mas não sabe exatamente como”.

Acho que não fui convincente...

No comments: