Wednesday, May 23, 2007

A cibercultura nasceu nas garagens

Para os que pensam que o desenvolvimento da internet e da Web deve-se as grandes corporações capitalistas, estão enganados. Se hoje podemos navegar no ciberespaço em nossos próprios computadores (PC), é preciso agradecer aos hackers guerrilheiros, que através de um movimento de contracultura criou tanto a microinformática como a grande rede mundial de computadores na década de 70.

A aula de ontem foi basicamente sobre esse processo histórico e as suas implicações sociais. André Lemos, sustentou que a cibercultura teve seu início graças a este processo de descentralização do pólo de emissão e conexão à rede, reconfigurando assim, as relações de poder e controle da informação em nossa sociedade.

Penso que, atualmente, os movimentos de contracultura cibernética sejam exemplificados pelos desenvolvedores de software livre e os cidadãos que participam da produção de conteúdo, o que altera as formas históricas tanto do ensino como o de construção da realidade, antes exclusiva dos meios massivos.

No comments: