Thursday, May 31, 2007

Clique e compre

Vocês conhecem o Compulsion? Eu conheci em uma visita, na semana passada, ao blog do GJOL, o grupo de estudos em Jornalismo Online da Facom. O comentário sobre a ferramenta que transforma um vídeo simples num vídeo clicável, com claros objetivos publicitários, foi postado no dia 22 de maio, mas como ainda não havia nada sobre o assunto no nosso blog, resolvi postar aqui também, para o caso de ainda haver alguém que não conhece a novidade.

Funciona assim: você assiste a um vídeo do Desperate Housewives, por exemplo, e vê uma linda mulher passeando num jardim. Você clica no vestido dela e aparece uma imagem ao lado com a peça, o preço e um link direto para você comprá-la. Ou você clica no terno do apresentador do The Apprentice, Donald Trump (o Aprendiz, apresentado por Roberto Justus, no Brasil) e clica no terno dele, um autêntico Prada, que você pode ter no seu guarda-roupa através de um simples click. Ou você clica no rosto da atriz e sabe que produto cosmético ela está usando e onde encontrá-lo, ou em que salão de beleza você pode fazer o mesmo penteado que ela está usando. E isso não funciona só com roupas e acessórios. Você pode ter acesso a links de sites institucionais, de notícias ou fofoca, músicas, mais vídeos. O Compulsion é utilizado em vídeos que já foram publicados, e depois de sua aplicação os links podem ser alterados sem problema.

A utilização dos meios de comunicação para fins publicitários é uma possibilidade já bastante antiga, mas com as tecnologias da informação e da comunicação esse uso é potencializado de incríveis maneiras. É extraordinário o poder de rechear um conteúdo de programas de TV ou de vídeos institucionais com links que remetem o espectador a uma compra, ou a uma segunda leitura, ou a uma audição de canções relacionadas ao vídeo.

Na mesma arena, há de se considerar que isso mexe com o desejo do cidadão comum de ter uma peça de roupa idêntica àquela que o seu ídolo veste, de saber de que grife é o seu terno, ou quanto custa aquele belo sapato. Por outro lado, é legal você ter acesso a mais notícias acerca de alguma parte do vídeo ao qual você assiste, ou escutar uma música a ele relacionada, ou até ver mais vídeos sobre o mesmo tema. Bom, para entender melhor o que eu estou falando, só vendo com seus próprios olhos, ou melhor, clicando com seu próprio mouse. É só acessar
http://www.compulsion.tv/videoSamples/stream_samples.php, ficar um tanto boquiaberto e controlar a sua “compulsão” em consumir.

No comments: