Sunday, May 13, 2007

Falando (de novo) em Second Life...

Dentro da onda católica que invadiu o Brasil na última semana, com a visita do Papa Bento XVI, a Fundação Canção Nova, ligada à Igreja Católica, inaugurou um espaço no programa virtual Second Life, onde os fiéis (ou não) puderam acompanhar imagens, notícias e entrevistas relacionadas à visita do pontífice.

Com a iniciativa -- que é mais uma das novas modalidades comunicativas na Web que dão ao usuário a possibilidade de circular pela informação, por percusos que ele mesmo cria, como o professor André Lemos explicou na aula da última terça-feira, dia 8 -- os usuários que não quiseram (ou puderam) se descolcar até os locais onde o Papa esteve, pôde ir com seu avatar até a "igreja" do Second Life mais próxima e "acompanhar" os passos de Bento XVI.

Confira mais sobre a nova "igreja" do Second Life em matéria publicada no G1:

Na visita do Papa, Second Life ganha ‘igreja’

Fundação Canção Nova inaugurou espaço guiado por princípios religiosos. Ilhas exibirão imagens da visita do pontífice, além de entrevistas sobre o Papa.

Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo

Cartaz dá boas-vindas a internautas; novas ilhas seguirão princípios religiosos (Foto: Reprodução)



A data para o lançamento não poderia ser mais propícia: no dia da chegada do Papa Bento XVI ao Brasil, a fundação Canção Nova -- ligada à Igreja Católica -- inaugurou seu espaço no programa virtual Second Life. Durante a estada do pontífice no país, com início nesta quarta-feira (9), diversos pontos desse conjunto de 25 ilhas (400 km2 no total) exibirão imagens do Papa no Brasil, entrevistas e também textos relacionados à visita.

Uma dessas telas virtuais será colocada na ilha principal, segundo a fundação. Para chegar até ela, faça uma busca por “Cancao Nova”, escrito exatamente dessa maneira, no programa que tem 6,2 milhões de membros cadastrados.

Depois da visita do religioso, o espaço -- adquirido por uma quantia não-divulgada -- continuará sendo usado para a realização de palestras, construção de lojas que sigam as regras da ilha e também para moradia dos avatares (personagens virtuais). O espaço não terá missas ou confissões on-line, práticas não adotadas pela Igreja.

O lançamento dá início a uma nova fase do projeto: o trabalho foi desenvolvido nos últimos três meses, mas membros da fundação já trabalham com o conceito desse espaço virtual em 2003. “Nosso objetivo é usar essa ferramenta principalmente para estreitar o contato entre as pessoas”, afirmou ao G1 Jorge Aparecido, superintendente de tecnologia da informação da Canção Nova. “Dificilmente alguém da Igreja Católica abordaria alguém na rua, para uma conversa sobre religião. No espaço virtual, no entanto, isso será possível.”

A principal diferença desse novo projeto para as comunidades já existentes no programa virtual está no fato de a Ilha Canção Nova colocar em prática o que prega a Igreja Católica. “Os habitantes terão de seguir algumas regras. Não queremos, por exemplo, a exploração da mão de obra no ambiente virtual. Também não aprovamos a construção de cassinos ou o uso dessa ferramenta somente para obtenção de lucro. Queremos usar o novo espaço para levar às pessoas conceitos que as façam refletir”, explicou Aparecido. Essas regras devem ser divulgadas no ambiente virtual ainda nesta semana.

Como exemplo desse tipo de iniciativa, Aparecido cita a possibilidade de um usuário criar uma fábrica para a construção de móveis virtuais. Nesse local, o avatar terá de ensinar outros internautas como manusear ferramentas para construção, pois assim estará favorecendo outras pessoas. Parte do dinheiro obtido com a renda será reinvestida no centro de treinamento, enquanto outra parte poderá ficar com o empreendedor. Essas porcentagens ainda não foram definidas; como a ilha ainda é nova, ainda há detalhes a serem acertados.

Saiba mais
» Web já aceita confissão e promessa de fiéis
» Você confessaria seus pecados pela web?
» Papa leva internet sem fio a Aparecida
» Papa Bento XVI chega a São Paulo
» Papa Bento XVI desembarca em São Paulo
» Polícia investiga pedofilia no Second Life

1 comment:

Vivian Barbosa said...

Ah, amiga!!! Eu confessaria meus pecados pela web... hehehehehe
Só queria ver a minha penitência! kkkkkkkkk