Thursday, May 24, 2007

Gates e Jobs juntos

"Na primavera de 1970, um pequeno grupo de cientistas da computação que tinham bandonado a universidade, envolvidos no movimento de protesto contra a guerra na Universidade da Califórnia, se uniram em meio à crise do Cambodja para discutir a política da informação" (ROSZAK, Theodore. O Culto da Informação. Pág. 209. 1985). "Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, e Bill Gates, co-fundador da Microsoft, realizarão um encontro histórico na próxima quarta-feira (30), na conferência D: All Things Digital, realizada pelo The Wall Street Journal. É a primeira vez que as duas figuras emblemáticas no desenvolvimento dos computadores pessoais se encontrarão publicamente para uma discussão a respeito da indústria tecnológica. " (G1, 24/05/2007).
Dois momentos distintos com os mesmos protagonistas. Quando Stephen Wozniak, Steve Jobs, Bill Gates e outros tipos nerds se reuniam para bolar estratégias de dar alternativas ao povo fora aquelas das grandes corporações - principalmente IBM -, nem imaginavam o sucesso que a microinformática iria alcançar e a fortuna que iriam acumular. Naquela época, o ideal era fazer com que qualquer cidadão pudesse ter acesso a um processador de dados de tamanho econômico. Um ideal que Roszack classifica como rebelião política, ficção científica, sobrevivência do tipo "faça você mesmo". O discurso era engajado na ideologia de contracultura. Tiveram participação importante na inclusão digital espontânea, com o fenômeno do "computador para todos", que logo foi seguido pela ampliação da conexão (décadas de 80 e 90) e o estímulo da produção de conteúdo (2000).
Hoje, segundo a revista "Forbes", Bill Gates é o homem mais rico do mundo, com um patrimônio de US$ 56 bilhões. Já Steve Jobs é o número 132 da lista, com US$ 5,7 bilhões.
A conferência tratará da história e do futuro da revolução digital. No passado, eles quebraram o paradigma e de fato promoveram uma revolução na área a tecnologia da informação. E fizeram muita coisa dentro de suas garagens. Resta saber o que essas duas figuras - hoje importantes e com o poder nas mãos - podem propor para os próximos dias.

1 comment:

Silvia Mizuno said...

Sabe aquele chavão "leia o livro e assista ao filme". Pois é, confesso que não li o livro mas já assisti ao filme que conta esta e toda a história Gates-Jobs. Não é daqueles de concorrer a Cannes, mas é um filme bem feito, e protagonizado pelo Dr. Carter do E.R. Você precisa assitir!