Monday, May 21, 2007

JORNALISMO PARTICIPATIVO, CIDADÃO, OU COLABORATIVO...

O jornalismo participativo permite que qualquer cidadão, de qualquer área profissional ou interesse possa produzir e contribuir para conteúdos de jornalistas profissionais. Esta prática democratiza a notícia e possibilita que pessoas comuns sejam não somente meros espectadores, mas produtores da informação.

Alguns sites jornalísticos já incrementam seus conteúdos com materiais enviados pelos usuários, como textos, fotografias, vídeos ou áudios. O Globo Online, por exemplo, tem a seção “Eu-Repórter”, no qual os leitores podem enviar qualquer conteúdo de caráter noticioso, mas antes da divulgação passa por uma análise da equipe de editores do jornal eletrônico, que pode vetar ou não a publicação.

O Portal IG também tem o canal “Minha notícia”, em que leitores podem contribuir para o processo de informação da mídia eletrônica, mas este conteúdo pode sofrer algumas reformulações ou edições, permitindo que este material compartilhado se torne mais atrativo ao público, porém com os devidos créditos da pessoa que enviou.

No comments: