Monday, May 21, 2007

O CONTROLE DA INFORMAÇÃO

Atualmente as novas mídias estão investindo cada vez mais no processo de comunicação, reconfiguração das novas tecnologias e participação do público. O usuário que está conectado a rede tem inúmeras possibilidades de interagir com o emissor da informação, contribuir para o conteúdo informativo com fotos, comentários, vídeos, enfim, fazer parte da construção da notícia.

O jornalismo eletrônico, por exemplo, introduziu o Blog, dentre as demais ferramentas interativas do site para ser uma extensão da informação e reflexão das principais notícias publicadas no jornal online, porém, ainda assim, é comandado por um jornalista profissional e responsável pelas postagens. Apesar de serem também referências para os usuários comuns, que criam seus blogs pessoais, já que o sistema de criação e edição dos blogs dispensa conhecimentos técnicos, como o uso do HTML.

A ferramenta acessível a qualquer usuário, o blog, ainda me desperta algumas indagações sobre a credibilidade e a veracidade dos acontecimentos, que nem sempre são checados ou confirmados pelo emissor da notícia. Mas demonstra que nesta sociedade da informação todos podem desempenhar funções de potenciais jornalistas e controladores da informação.

No comments: