Monday, May 21, 2007

Orkut: Vitrine humana?

Quem pensa que o orkut é uma ferramenta apenas para os jovens está enganado. Prova disso é o fato de que as mães de muitos deles também fazem parte da sua rede de amigos no orkut. Algumas delas ganharam até comunidades, como por exemplo: “Minha mãe tem orkut”, “Minha mãe Cris tem orkut e MSN”, “Minha mãe ta no orkut”. O site de relacionamento que tomou conta da vida dos brasileiros tem usuários de todas as idades. Algumas mães gostam de internet e tem conhecimento do que é orkut, outras ainda desconhecem esse universo e passam a fazer parte dele somente por insistência dos filhos.

Algumas mães sempre encontram uma maneira de “vigiar” sua prole, e algumas têm utilizado o orkut para acompanhar a vida dos filhos. Elas fazem um monitoramento para saber o que se passa no orkut deles, principalmente, porque os pais têm consciência que a maturidade para muitas coisas demora a chegar e nem sempre as experiências dos filhos são compartilhadas com eles. Daí vem o monitoramento, saber quem são as pessoas que os filhos andam e/ou convive, apesar de que nem sempre é possível saber através de orkut, e-mail, MSN, pois nem sempre são verdadeiros através das máquinas.

Eu, particularmente, tenho minhas dúvidas se orkut, MSN, servem de fato para que os pais acompanhem a vida da garotada, visto que, sempre achei o orkut uma vitrine humana, quase todo mundo faz tipo no site de relacionamento, todo mundo quer ficar bonito no orkut, parecer fantástico, as pessoas se vendem da melhor forma possível, vão falar da qualidade que tem, das suas habilidades para que sejam rotuladas como pessoas de primeiro nível, de alta qualificação. As pessoas não se mostram no orkut exatamente como ela é, através da internet se passa as melhores imagens possíveis, é colocado o melhor retrato no orkut, as melhores informações, por exemplo: “Gosto de literatura”, “de teatro”.

É certo que cada vez mais as pessoas fazem parte do site de relacionamento, talvez eu esteja fora da sociedade do espetáculo, fora da moda, já que cancelei meu orkut a quase 2 anos e ele não me faz falta nenhuma, pelo contrário, trouxe a sensação de liberdade, de paz, pois, a falta de privacidade chega a ser absurda no orkut. Conheço pessoas que tem orkut falso apenas com a finalidade de olhar a vida dos outros, vigiam até o orkut de pessoas que nunca conheceram pessoalmente. Sabe-se lá porque as pessoas têm tanto interesse na vida dos outros. Enquanto algumas celebridades tentam preservar ao máximo a sua vida particular, os anônimos estão fazendo questão de aparecer utilizando o orkut para isso.

No comments: