Monday, May 14, 2007

Flickr it!




Para quem gosta de fotografia o site www.flickr.com parece ter caído dos céus. Nele, além de publicar suas fotos, o fotógrafo pode adicionar outros usuários, comentar as fotos, criar comunidades temáticas, enviar e receber mensagens, compartilhar fotos através do Delicious e utilizar a tecnologia RSS para distribuição do conteúdo quando atualizado. Digamos que o Flickr é uma versão aprimorada e específica do Orkut.


Um dos pontos positivos do Flickr e que muito me agrada é a leitura automática do arquivo EXIF. Ele permite ao site me informar com qual a câmera foto foi feita, a abertura, o ISO, uso do flash, enfim, toda a técnica usada para se conseguir uma determinada imagem. O site, ao identificar a máquina que fez a foto, mostra em links outras fotos feitas por pessoas diferentes com o mesmo equipamento.


Para visitar o site e visualizar as fotos não é necessário o cadastro, que só exigido para comentar, publicar e compartilhar conteúdo. Para isto é preciso criar uma conta no Flickr ou já ter uma conta de e-mail no Yahoo! e atrelar esta ao site. As fotos publicadas podem ser "baixadas" em tamanhos diferentes, dependendo da qualidade de resolução que ela foi adicionada ao site. No caso de uma foto publicada em alta resolução, ela pode ser baixada desde o formato square (75x75) até o maior tamanho que sua resolução permitir.


O Flickr funciona como um ótimo banco de dados para empresas publicitárias, jornalísticas e também para quem apenas gosta de "baixar" fotos para pano de fundo do desktop do computador. Assim como o Stock Exchanging, o Flickr permite ao usuário dar restrições para o uso de suas imagens, tornando-as visíveis a todos ou apenas para seus "amigos".

O direito ao uso da imagem publicada na internet foi debatido recentemente pelos membros do Salvador Foto Clube que usam o flickr para publicar seus trabalhos. Muitos deles preferem deixar suas fotos abertas, mas gostariam de ser avisados quando esta imagem fosse utilizada. Passado algum tempo desta discussão, o site adotou uma ferramenta de privacidade muito parecida com a Creative Commons. Já possível publicar fotos com restrições totais, parciais ou nula.
Visitem, critiquem e, se gostarem, podem baixar minhas fotos!

No comments: