Sunday, May 13, 2007

Flash Mob

Um flash mob (traduzido do inglês para "multidão instantânea") é um evento onde um grupo de pessoas vai de repente a um lugar público, desenhando movimentos pré-coreografados e sem sentido aparente, apenas por entretenimento ou muitas vezes com finalidades políticas e de reivindicação.

O fenômeno começou em junho de 2003 quando as pessoas se tornaram cientes, através da Internet, de um evento chamado de "o projeto mob", em Nova Iorque. Depois que se encontrarem em Manhattan, instruções adicionais foram emitidas e um grupo de aproximadamente 100 pessoas convergiu no departamento de tapetes da loja Macy, reunindo-se em volta de um tapete específico.

Um segundo mob foi organizado na estação Grand Central. Lá o mob aconteceu com um aplauso espontâneo por um período de 15 segundos, após o que as pessoas dispersaram tão rapidamente como tinham aparecido.

O fenômeno espalhou-se para fora dos Estados Unidos, com graus muito variáveis de sucesso. O primeiro flash mob em Portugal, por exemplo, apesar de muito publicitado, reuniu apenas três pessoas nas escadarias da Assembleia da República. Maior sucesso teve uma luta de almofadas nas Caldas da Rainha em Junho de 2006 . Durante a campanha para o referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez, a 6 de Fevereiro de 2007, um flash mob convocado pelo Colectivo Feminista juntou no Chiado, em Lisboa, mais de 100 pessoas a favor do Sim .

No Brasil, um flashmob ocorreu em São Paulo, no ano de 2004, na Avenida Paulista. Um grupo de pessoas combinou de fazer uma perfomance ao primeiro sinal verde (para os pedestres) depois do meio-dia de um certo semáforo. Quando o sinal abriu, os pedestres em vez de atravessar a rua normalmente, tiraram um dos sapatos e começaram a bater no chão, como se matando baratas. Depois disso, todos se dispersaram.

PC Andrade

No comments: