Tuesday, May 15, 2007

Cidade "etiquetada"



Quem já esteve em Tóquio sabe o que significa “estar perdido”. Na metrópole de doze milhões de habitantes as ruas simplesmente não tem nome. Todos os carros têm equipamento GPS, mas para os turistas é um verdadeiro tormento. Ao ler o blog do professor André Lemos tive uma grata surpresa. Segundo uma matéria do Guardian Technology reproduzida no blog, o governo japonês está testando o uso de etiquetas (tags) eletrônicas em lojas e outros objetos urbanos. O mapa acima mostra alguns dos pontos em funcionamento. O usuário recebe as informações no PDA sobre o local, mas em breve vai ter ainda informações de consumo, como no filme “Minority Report”. O teste inicial está sendo feito no bairro de Ginza, que não por acaso, tem o metro quadrado mais caro de Tóquio (um cafezinho expresso chega a custar dez dólares na região).É mais um paradoxo na capital que tem um bairro inteiro só com lojas de produtos eletrônicos e outro apelidado pelos moradores de hi-tech. Em Odaiba os prédios comerciais e residenciais foram construídos com o que há de mais moderno na engenharia e arquitetura, mas o que se vê pendurado nas janelas são os futons coloridos (edredons usados para dormir) como faziam os japoneses de oito séculos atrás.

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