Tuesday, May 15, 2007

A velha polêmica do software livre

Pra quem ainda não viu, vale a pena colocar em discussão o tema do software livre, ou programas de código aberto. Segue abaixo a matéria que saiu hoje na Folha Online sobre a polêmica do uso desse tipo de programa.

15/05/2007 - 10h39
Programas de código aberto violam 235 patentes, diz Microsoft
da Efe, nos EUA
Os programas de código aberto, como o sistema operacional Linux, violam 235 patentes de propriedade da Microsoft, afirmou nesta terça-feira o advogado da gigante informática Brad Smith à revista "Fortune".Smith disse que os vários aplicativos do Linux violam um total de 107 patentes, o OpenOffice.org outras 45 e outros programas de código aberto mais 83.
O presidente-executivo da multinacional, Steve Ballmer, também disse à publicação que os concorrentes da Microsoft que usam softwares de código aberto "têm de operar com as mesmas normas que o restante dos negócios".
Segundo especialistas, o uso do software de código aberto é tão difundido que uma iniciativa legal contra as empresas que o usam seria muito difícil, inclusive para uma empresa do tamanho e com os recursos da Microsoft.
Por outro lado, grandes companhias informáticas como IBM, Dell, Hewlett-Packard, Motorola e Oracle apóiam que se trabalhe diretamente com o Linux.

No comments: