Sunday, May 13, 2007

REDES SEM FIO

"Ingleses que usam redes sem fio "de carona" vão para a cadeia" -Folha Online

Usar o sinal da rede sem fio do seu vizinho para acessar a Internet de graça lhe parece um bom negócio? Cuidado: no Reino Unido isso dá cadeia. Com o aumento do número de conexões de banda larga sem fio nas residências britânicas, crescem também os casos de uso sem autorização dos pontos abertos de Internet. A prática - chamada, em inglês, de "piggy-backing" - é facilitada porque grande parte desas conexões sem fio não é protegida por senha

A polícia britânica anunciou ter detido duas pessoas por navegarem de carona em redes sem fio alheias sem autorização.

Um homem foi detido depois que vizinhos perceberam que ele estava usando um laptop para navegar pela internet. Ele estava em um carro estacionado em frente a uma casa da cidade de Redditch, centro da Inglaterra.

Uma mulher de 29 anos também foi detida em seu carro, em incidente semelhante, na mesma área, em março. Ambos os detidos receberam uma notificação oficial, acusado-os de "obter serviços de comunicação eletrônica desonestamente, com o objetivo de evitar pagamento".

Eles estão entre as primeiras pessoas detidas por esse tipo de prática no Reino Unido. Até um quarto das redes sem fio domésticas no Reino Unido não dispõem de segurança, de acordo com recente pesquisa do site financeiro Money Super-Market.

"Saiba como proteger sua rede sem fio" - O Dia

Da mesma forma que o uso do Bluetooth requer cuidados, quem instala um ponto de acesso WiFi para não ficar preso ao cabo de banda larga também deve cercar-se de precauções para não dar carona a filões indesejáveis nem deixar informações desprotegidas. A facilidade de instalação e o descuido de usuários que mantém as configurações default nos pontos de acesso são um prato cheio para intrusos, explica Freire.
Antenas usadas para ampliar o sinal WiFi podem levá-lo para fora de casa. A dica é usar um notebook para rastrear até onde vai o sinal. Se ele chega no corredor do seu prédio, por exemplo, está disponível para os vizinhos. A solução é tirar a antena extra ou uma das antenas do ponto. Ao ligar o ponto, desabilite a opção broadcast e dê um nome à rede (em SSID, Service Set Identifier). Com isso, para acessar a rede sem fio será preciso digitar o nome que lhe foi dado em SSID.
Usar criptografia é indispensável. Com ela, cria-se um túnel por onde passam os dados. Os padrões mais avançados são TKY (Temporal Key Integrity), WPA (WiFi Protected Acess) e , WPA 2, de 104 e 256 bits respectivamente. O padrão WEP (Wireless Equivalent Privacy) é frágil e deve ser evitado.
Segundo Alexandre Freire, o padrão de criptografia WEP, além de ser estático e ter apenas 40 bits, é conhecido pelos invasores. Na área de administração do ponto de acesso, mude as senhas do aparelho e ative os logs para registrar tudo o que acontece.
É importante visitar o site do fabricante a atualizar o firmware, programa que roda no ponto de acesso. Faça no ponto de acesso um filtro por MAC Address. É o endereço físico e único da placa wireless. Assim, só acessarão a rede os aparelhos cujos MAC addresses estiverem listados nas configurações. Para descobrir o endereço, vá ao prompt do DOS e digite ip config/ all.

PC Andrade

No comments: