Sunday, May 13, 2007

LANHOUSES: IN(EX)CLUSÃO DIGITAL???

Quando adolescente, aguardávamos o final de semana ou um feriado prolongado para, reunidos na praia, clube ou alguma festa, conhecer novos amigos(as), brincar e curtir aquele momento mágico. De vez em quando, é verdade, acontecia de matar umas aulas e olhar vitrines nos recentes shoppings e, a depender da grana, pegar um cineminha. Tempos bons ou saudosismo?

O que vemos hoje, em número cada vez maior são as lanhouses(quando bastante sofisticadas são chamadas de cibercafé) se proliferando quase na velocidade da Web e, cada vez mais, pessoas vivendo uma realidade virtual.

Moram num prédio e não conhecem o vizinho, estudam e não sabem o nome do colega, trabalham mais não conseguem fazer uma amizade e, pasmem, alguns não conhecem, a despeito das inúmeras possibilidades oferecidas pela Internet, mais do que o Orkut, Msn e jogos de auto-destruição.

O governo arrecada, de cada conta telefônica, compulsoriamente uma fortuna para fazer caixa e programas de universalização do acesso digital(que deveria ser aplicado nas escolas públicas) que, contraditoriamente a velocidade de acesso na Web, caminha a passos de tartaruga.

Sem dúvida que existe o lado positivo desta in(ex) clusão, porém o que estamos vendo em cada esquina(principalmente nas camadas mais desfavorecidas) são adolescentes e desempregados, em troca de míseros reais, viajarem através das armadilhas virtuais através de alguns clicks e, paradoxalmente, ao invés de rompermos fronteiras com a facilidade oferecida sabemos mais do computador em frente aos nossos olhos(ou das lanhouses próximas e de pessoas milhas e milhas distantes) do que das pessoas que convivemos no trabalho, na escola e em casa. Até quando???

PC Andrade

2 comments:

Giselma Barbosa said...
This comment has been removed by the author.
Giselma Barbosa said...

Estava pensando sobre esse assunto um dia desses, ao mesmo tempo em que a internet aproxima as pessoas também afasta. E as crianças? Essas não brincam mais de correr, não jogam bola, pois, ficam na internet, jogam vídeo game, não convivem com outras crianças.
Tenho a impressão que isso deixa as pessoas anti-sociais, mais tímidas, já que não tem um convívio social, muitas pessoas passam horas e horas na frente de um computador, deve se comunicar melhor virtualmente do que pessoalmente.