Friday, May 11, 2007

Fiz um filho do You Tube.

Opa, ainda não fiz filho nenhum!! Pelo menos não que eu saiba. Então, o que está errado no título? Faltou a vírgula. O certo seria "Fiz, (vírgula) um filho do You Tube". Pois é, o "Fiz" será o nome do novo canal por assinatura que será lançado pelo grupo Abril entre junho e julho deste ano. Ele representa mais um elemento para a consolidação de duas tendências: a aliança entre a TV e a internet, na qual a programação é criada pelo próprio público, e também a excelente receptividade dos recursos multimídia, especialmente o vídeo, entre o público jovem. Esta última tem como um dos grandes exponenciais o site de vídeos You Tube, fenômeno absoluto em todo mundo e que gerou uma das maiores transações comerciais da história da internet.

O canal, portanto, terá a sua programação exclusivamente constituída por vídeos (olha o You Tube aí de novo) produzidos pelo telespectador e postados através da rede. O Fiz será uma espécie de "vídeo cassetadas" em tempo integral, mas com mais recursos e outros temas além do humor. O público também fará a seleção dos vídeos que deverão ir ao ar, o que significa um controle quase total sobre a programação, já que um pequeno conselho de especialistas será responsável pelo filtro final.

Novidade no Brasil, o Fiz seria uma aposta arriscada não fosse pelo sucesso de outros canais e programas semelhantes espalhados pelo mundo, a exemplo do canal de notícias Current TV, lançado pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, e do Acceptable.tv, da emissora VH1, ambos produzidos com a participação da audiência. A MTV também tem trabalhado mais com vídeoclips independentes do que com os enviados pelas gravadoras. Além do próprio You Tube que há pouco tempo anunciou o lançamento de um canal de TV.

É isso! Estamos vendo o casamento entre a TV e a internet gerar a sua prole multimídia e interativa.

No comments: