Wednesday, May 9, 2007

Aproximação ou afastamento? Eis a questão

Acredito que a internet ao mesmo tempo em que aproxima as pessoas também é responsável pelo seu afastamento. Eu já tinha adquirido essa forma de pensar durante o curso de graduação, depois da aula de hoje continuo pensando da mesma forma. Concordo com André Lemos quando diz que o Messenger reforça os laços entre as pessoas, até mesmo porque os usuários que fazem parte da nossa lista de contatos geralmente são conhecidos, a vida tão corriqueira faz com que não tenhamos tanto tempo disponível para estarmos em contato físico com os nossos amigos, muitos deles chegam a conectar do trabalho.

O MSN possibilita a comunicação instantânea, em tempo real, neste a comunicação é do tipo síncrona, ou seja, as pessoas necessitam estar online ao mesmo tempo, difere então do orkut que também é uma ferramenta de comunicação, porém assíncrona, uma vez que os internautas, para se comunicar, não precisam estar conectados de forma simultânea, já que os scraps (recados) podem ser vistos a qualquer momento. Vale ressaltar que o professor também comentou que as pessoas conectadas ao messenger estão próximas pelo tempo e acesso, não pelo espaço, sendo assim, estão em lugares diferentes. É exatamente nesse momento que acredito que a internet afasta as pessoas pelo menos do convívio físico. Não faz tanto tempo assim, talvez 4 anos, que praticamente todos os meus amigos do condomínio desciam a noite para o play com o intuito de bater um papo, jogar dominó, baralho, war. Atualmente, ninguém mais desce, cada um fica no seu apartamento conversando pelo messenger, afinal é mais prático. Minha mãe comentou um dia desses, o porque de não descer para conversar pessoalmente, ao invés de ficar o tempo todo no computador, segundo ela, a máquina suga as energias, nos deixa mais cansados.

Eu, particularmente, acho muito importante o convívio face a face, você olhar nos olhos da pessoa enquanto conversa. O seu amigo contar um problema pessoalmente e não virtualmente, através da web às vezes você não consegue ter noção da dificuldade pela qual ele está passando, você não sente com tanta precisão o que a pessoa diz. Tenho uma amiga que ela não é muito adepta de telefone, pelo menos quando é ela que faz a ligação, muitas vezes ao telefonar diz apenas: “Gi, entre no messenger que tenho uma coisa para te contar”, porque não contar pelo telefone? Ou não marcar para sair? Eu pelo menos quando passo por algum problema, prefiro sair para conversar, acredito que isso possa dar mais credibilidade, observamos se a pessoa fica atenta escutando, enquanto que no MSN, ela estar fazendo mil coisas ao mesmo tempo.

E quando algumas das pessoas que falamos com frequência ficam sem internet, ou por qualquer outro motivo não conectam, perdemos o contato por algum tempo, quando a mesma entra no MSN , fala: “Quanto tempo?” Chega a ser engraçado. Acostumou a só utilizar esse meio de comunicação que esquecem das outras formas de se comunicar. Pois é, esse é o meu ponto vista, claro que é legal se comunicar pelo MSN, ORKUT, ter um contato diário com pessoas que por um motivo ou outro você não pode ver com frequência, mas por outro lado afasta sim, se eu falo com uma determinada pessoa todos os dias, sei que ela está bem, para que vou querer marcar para conversar face a face? Até que ponto você pode confiar em uma pessoa que a proximidade se resume basicamente a internet? Como adquirir um carinho por uma pessoa que você não ver?

Meu MSN, por exemplo tem pessoas que não vejo pessoalmente faz tempo, colegas da época de colégio, cursinho e da faculdade anterior, e sempre é a mesma história: "vamos marcar um reencontro da turma" o famoso vamos marcar rsrsrs. E quando uma vez na vida outra na morte nos deparamos com alguns desses colegas, sempre tem a conhecida pergunta: "Quem você tem visto ou com quem você tem contato?" A resposta sempre a mesma: Não tenho visto ninguém, mas a maioria deles estão no meu MSN. Minha vizinha de apartamento mesmo, eu não vejo há 3 meses, não a vejo no corredor e nem no elevador, mas, pelo MSN falo quase todos os dias. Talvez se não tivesse a possibilidade de conexão iria sempre visitá-la e vice-versa. Dessa forma para que você vai sair do conforto da sua casa para ir a casa de um amigo se pode falar com ele pela internet?

1 comment:

Najara Lima said...

Esse foi o tema da minha redação na Universidade Federal de Sergipe, acho que lá pelos idos do ano 2000. E nessa época o uso do MSN nem estava tão disseminado assim.