Saturday, May 12, 2007

Censura na China


Regimes repressivos estão tirando vantagem da facilidade de censurar e restringir o debate na internet, afirma um relatório dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o grupo de pressão que denuncia ameaças à liberdade de expressão e de imprensa.

Ora aqui esta um exemplo de uma Internet estranha, que viola todos os princípios da própria Internet, ou seja uma Internet limitada pelos Motores de busca.
Os motores de busca internacionais, como o Google, Microsoft e Yahoo! e grandes empresas como o skype entre outras para entrarem no mercado chinês tem de fazer convenções com governo chines , logo estes motores de busca mantêm a censura como o Motor de busca baidu ( origem chinesa)…
Temos assim que o 2º maior pais com acesso a Internet com 111 milhões de utilizadores da Internet só acede a uma parte da net, pois a outra parte é esta censurada nos Motores de busca e um exemplo disso é o acesso a médias como BBC, New York Times e revista Times estão bloqueados segundo a organização não governamental Human Rights Watch (HRW).
No relatório é reportado que os motores de busca listam apenas algumas das páginas, ou seja se num local qualquer tivermos 25 resultados, lá poderemos ter 15 dependendo da censura feita a determinadas palavras e organizações.

No comments: