Saturday, May 12, 2007

Tá olhando pra onde, hein?!

Você está circulando pela rua. Vários outdoors pelo caminho chamam a sua atenção. "Hummm, que me dera aquela cerveja gelada agora"... "Nossa! Que roupa fantástica"... "Que show! Ah... eu vou!"... Mas de repente, você começa a sentir uma coisa estranha: alguém está te olhando. Mas quem?! As pessoas ao seu redor passam apressadas, sem repousar qualquer olhar específico sobre você. O seu pescoço, no entanto, coça mais uma vez. Alguém com certeza te vigia... Você olha pra trás, mas ninguém, ninguém mesmo, te olha. Será um detetive? Mas quem colocaria um detetive pra te vigiar na rua?, você tenta imaginar quem. Antes de sair aí pela rua gritando pro nada: "Tá olhando pra o quê, hein?!!!", te darei a resposta... Tem um publicitário louco pra te vigiar. Um não, vários! O sonho de todo publicitário é saber o que você deseja, ou melhor, o que é capaz de te fazer desejar o produto que o anunciante quer vender... E eis que a tecnologia lança um produto para tornar esse sonho real: um rastreador de olhares! Sim, um aparelho chamado Eyebox 2, instalado em um outdoor, pode dizer o que mais te chamou a atenção no anúncio à sua frente.



Trata-se de uma câmera capaz de monitorar os movimentos dos olhos em uma distância de até 10 metros e torna possível que quadros de avisos inteligentes monitorem a atenção das pessoas que passam por eles. Os desenvolvedores por trás da tecnologia acreditam que a Eyebox 2 poderia ter uma grande variedade de aplicações, mas deve interessar particularmente os anunciantes. Isso porque ela permitiria que outdoors, por exemplo, verifiquem a atenção das pessoas que olham para ele.

Com a tecnologia, a publicidade de outdoor, considerada por profissionais da área a melhor forma possível de utilização dos espaços públicos para anúncios, pode ganhar um novo gás, pois fará com que eles tenham um feedback mais rápido da informação que produziram.

É o produto informativo produzindo comunicação!

São os objetos da cidade se tornando máquinas de comunicar, e o espaço público se transformando em um território informacional -- conforme estudamos na última aula da disciplina Cibercultura, ministrada pelo professor André Lemos --, no qual há uma espécie de simbiose do espaço físico com o espaço eletrônico.

No campo da informação, o Eyebox 2 servirá para que os profissionais trabalhem no sentido de conseguir o melhor discurso (texto, imagem e sons), ou seja, uma melhor atuação no nível retórico, a partir da análise do uso, na fase de apropriação do discurso (nível tático).

Confirma mais informações sobre o Eyebox 2 na matéria Outdoor high-tech monitora olhar do público , do portal G1.

No comments: