Tuesday, May 8, 2007

Liberdade no Ciberespaço - Os Software Livres

Na primeira aula do módulo de Ciberespaço e Novos Formatos de Produção de Informação, o prof. André Lemos abordou a questão dos Softwares Livres. Por Software Livre subentende-se que seja a liberdade de um ou mais usuários executarem o software, copiá-lo, modificar e aperfeiçoá-lo, e, por fim, distribuírem em uma nova versão a outros usuários.

Baseado na definição de software livre criada pela Free Software Foundation, o processo consiste na liberdade de execução do programa para qualquer finalidade, sem restrições. Em seguida faz-se um estudo das funcionalidades do programa e adapta-o as suas necessidades. Esse estudo faz-se através do acesso ao código-fonte. Por fim, feita as alterações, há a liberdade de redistribuir cópias do produto para outros usuários ajudando-os.

Não devemos confundir softwares livres com gratuitos. Em alguns programas há a possibilidade de modificá-lo, porém o acesso ao mesmo só é perante a compra do produto. Outros, são gratuitos, porém não dispõem de recurso de aperfeiçoamento e de uma licença; o Copyleft. Esta licença permite que o usuário modifique e redistribua o software de maneira arbitrária, desde que seja mantida a licença Copyleft.

Um exemplo de Software Livre é o Linux. Diferente do Windows, que requer uma licença de uso, porém não possibilita que o usuário faça modificações, o Linux é um sistema operacional que adotou a licença Copyleft, ou seja, qualquer usuário pode fazer alterações em seu código-fonte, aperfeiçoá-lo e difundi-lo para terceiros.

[outros "antenados"]

No comments: