Tuesday, May 8, 2007

Lan House e a Inclusão Digital

A primeira aula da disciplina Cibercultura me despertou sobre a questão da inclusão digital com o aparecimento das Lan Houses.
As Lan Houses viraram um dos principais pontos de encontro de jovens e adultos de várias idades. A febre é tanta que hoje existem várias Lans funcionando por diversos bairros da cidade.
Essas Casas de Jogos estão aproximando cada vez mais as pessoas de diversos níveis e classes sociais ao meio digital, que passam horas em frente aos computadores em busca de serviços como a internet, entretenimento, trabalhos escolares e principalmente os jogos eletrônicos. Percebi que muita coisa mudou com o aparecimento das Lan Houses. Elas se tornaram o espaço de convivência dos adolescentes.
Apesar da Bahia ter um baixo nível de inclusão digital, o acesso as Lan Houses é o meio mais rápido da inclusão, principalmente para a população de menor renda. As Lan Houses que cobram um preço acessível às pessoas de baixa renda com um valor de R$1 a 2,00 a hora, faz com que essas pessoas tenham acesso ao meio digital com mais facilidade e que fiquem atualizados com a evolução do ciberespaço.

No comments: