Monday, May 7, 2007

DIGGERS X DIGG

A primeira aula do módulo Cibercultura me fez lembrar da polêmica envolvendo o site americano Digg. Na semana passada o site retirou do ar uma notícia recomendada por um usuário com instruções para quebrar a proteção dos discos de HD-DVD. A alegação é de que estaria estimulando a pirataria, mas os próprios usuários deram a resposta, recomendando outras páginas com o código. Um deles, Keith Burgun, chegou a criar uma música com o código e disponibilizou no You tube. Na aula desta segunda feira vimos que dois sistemas funcionam nos dias de hoje, o que gera uma função massiva onde efetivamente não há comunicação entre o emissor e o público, e o que tem funções pós-massivas a partir da reconfiguração, em resumo, onde todos podem produzir conteúdo. O site Digg nasceu com esta proposta, de ser uma página construída pelos “diggers”, mas na primeira crise recuou, lembrando o mecanismo utilizado pelos grandes veículos de comunicação de massa. Ainda bem que a voz dos usuários soou mais alto, caso contrário seria uma “punhalada” no chamado web 2.0.

No comments: