Wednesday, May 9, 2007

Adeus ao cabo azul...

Quando a operadora de celular Oi começou a atuar, o lema era “agora você não tem mais um celular, você tem um Oi”, ou coisa aparecida. Foi meio que mania por uns tempos os amigos dizerem que não tinham celular, mas um Oi.

Agora, Lemos propõe um novo nome para o celular – DHCM, ou Dispositivo Híbrido de Conexão Multimídia (brincadeiras a parte).

O cabo azul de conexão da internet em breve terá lugar só na nossa memória e olhe lá. Tem gente que já não lembra o barulho que fazia quando tentávamos conectar a rede pelo modem... As telas dos novos celulares vão crescer, poderemos assistir vídeos, baixar e-mails e conversar pelo MSN.

No texto Cibercultura e Infraestrutura de redes sem fio no Brasil, Lemos explica que nos anos 70 “temos a convergência tecnológica e o estabelecimento do personal computer (PC). Nos anos 80-90, a transformação do PC em um “computador coletivo” (CC), conectado ao ciberespaço é um fato. Com o desenvolvimento da computação móvel (laptops, palms, celulares), o que está em marcha é a fase da computação ubíqua, pervasiva e senciente3. Estamos na era da conexão, dos 'computadores coletivos móveis (CCm)' com os celulares 3G, redes sem fio Wi-Fi e Wi-Max, RFID4, Bluetooth”.

A matéria em destaque no IDG Now de hoje é sobre o celular que a Motorola vai lançar na próxima semana para competir com o iPhone da Apple, que por sua vez será lançado no próximo mês (!). O presidente da Motorola, Ed Zander, definiu o aparelho como “um monstro de mídia”.

Leia a matéria na íntegra: Motorola prepara celular para competir com iPhone da Apple

No comments: