Wednesday, May 9, 2007

Fujam! Os piratas vêm ai...


Longe vão os tempos em que o pirata era aquele homem de perna de pau e caolho que vive em alto mar praticando roubos com a sua mais avançada tecnologia: o mosquete. Na contemporaneidade, os piratas passaram por um verdadeiro upgrade e hoje navegam, não mais no mar, mas nas ondas do mundo digital transformando a internet no mosquete de outrora.

O tema foi abordado durante a palestra sobre cultura livre: bits, wikis e desobediência digital realizada dia 8/5, pelo professor e doutor em comunicação e cultura contemporânea, Messias Bandeira. Em dado momento, ele observou que o atual regime de copyright transforma os amantes de música em criminosos. Tenho, porém, a ousadia de dizer que o copyright transforma “todos” em fora-da-lei, afinal, quem hoje em dia pode bater no peito e dizer: “eu nunca roubei”?

Eu, por exemplo, confesso abertamente que já “roubei” muitas músicas mp3 através de comunidades do orkut e desafio que atire a primeira pedra quem nunca “roubou” um arquivo sequer ou colaborou com o roubo ao comprar o dvd do lançamento no camelô da esquina. Prendam-me se quiser, eu não ligo... O único problema é que se a moda pegar, não vai sobrar espaço nas nossas cadeias já superlotadas.

No comments: