Wednesday, May 9, 2007

A sua é virar notícia?


Já pensou que a sua foto, vídeo ou áudio de um flagrante de notícia pode virar manchete? E também seu depoimento sobre um fato importante? A partir de agora suas fotos, vídeos, áudios e depoimentos enviados ao Terra podem se transformar em notícia.Com o vc repórter, o canal de jornalismo participativo do Terra, você passa a colaborar com o acesso de milhões de usuários a informações sobre o seu cotidiano e sua comunidade”.

Na palestra da Professora Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Suzana Barbosa, realizada no dia 08 de maio, o tema Jornalismo Open Source (ou jornalismo participativo, ou de base ou ainda 3.0) foi o centro das discussões. Suzana explicou que saímos do modelo de produção UM para TODOS chegando ao modelo TODOS para TODOS. Isso trouxe um novo desafio às organizações jornalísticas.

Primeiro, essas empresas precisam agora lidar com a interferência do público leigo em suas atividades (criar espaços abertos para que o público participe da produção de conteúdo, como o VC REPÓRTER do site Terra, exemplificado no início deste post). Isso implica em uma divisão do poder e revisão dos valores tradicionais sobre os contratos de fruição das notícias e sobre os parâmetros que determinam a credibilidade de uma informação.

Suzana apresentou os dois lemas do Jornalismo Open Source, definidos por Dan Gillmor:

1. O público sabe mais das notícias e das informações que os próprios jornalistas;

2. A informação deve ser uma conversação de muitos para muitos.

Segundo Suzana, o Jornalismo Participativo evoca o ato criativo de um cidadão na coleta, apuração, análise e disseminação de uma informação. Aqui, temos a inversão de hierarquia, pouca ou nenhuma supervisão formal e filtragens ineficientes.

Leia também: OhmyNews, exemplo de jornalismo opensource – por Ana Maria Brambilla.

No comments: