Tuesday, May 8, 2007

Eu, você + web + jornal = participação total

Em meio a tantas formas de se comunicar e manter-se informado surge o Jornalismo Participativo ou Cidadão. Como o próprio nome já diz é aquele jornalismo porduzido pelo usuário. O leitor, neste caso, age como um colaborador, informando a redação de fatos que estejam acontecendo em sua cidade, enviando fotos e, muitas vezes, enviando textos. Porém, essa participação do leitor, recai nas questões de ética do Jornalismo e, também, em uma seleção prévia dos seus usuários. Por exemplo existem jornais que só podem participar pessoas maiores de 18 anos, e por ai vai.

Jornais como, O Globo Online, disponibilizam uma seção da sua publicação online exclusivamente para o leitor que queira contribuir com material para o jornal. Nesse jornal, a seção chama-se Eu-Repórter, e o site afirma que o "Eu-Repórter é a seção de jornalismo participativo do Globo Online. Aqui, os leitores são os repórteres e poderão ter publicados seus textos, fotografias, vídeos ou áudios de caráter noticioso".

Já o jornal Folha Online dispõe do Painel do Leitor e um dos critérios é que "as mensagens devem ser concisas. Há também sites de jornalismo participativo na web. Os mais conhecidos são o Ohmynews e o Wikinews. Junto com esse Jornalismo Cidadão, surge uma socialização virtual, em que o usuário pode criar seu próprio informativo e divulga-lo pela web. Como é o caso dos Blogs.

Mas, o que mais me impressionou é que apesar dessa fusão, se é que podemos chamar, do jornal com o leitor, e da socialização virtual. somente 8% dos americanos, participam dessa rede social virtual de alguma forma, seja por blog ou colaborando com a redação de um jornal.
Para saber mais sobre os americanos e sua aversão a rede social virtual clique aqui

No comments: