Thursday, June 7, 2007

Censura no Ciberespaço

Na semana que se comemora 199 da Imprensa no Brasil (1º de Junho) e o Ciberespaço fazendo parte de nossas aulas, nada melhor que comentar sobre a censura na internet, que não deixa de ser um meio de comunicação de nós, jornalistas.

A OpenNet Initiative (ONI), realizou uma pesquisa com por quatro universidades - Cambridge, Harvard, Oxford e Toronto - que verificou milhares de sites de 120 provedores e concluiu que dos 41 países investigados, 25 fazem uso de filtros de conteúdo para bloquear acesso a web. Segundo a pesquisa, China, Irã e Arábia Saudita são os principais países que utilizam-se da censura no ciberespaço, que vão desde sites de política e direitos humanos à pornografia e religião.

Segundo o co-autor da pesquisa, John Palfrey esse bloqueio imposto pelos governos baseados em “aplicações que permitem que as pessoas façam coisas que possam ser consideradas subversivas". [Leia mais sobre esta pesquisa aqui ou em: Pesquisadores anunciam técnica para driblar sistema de censura chinesa]

A Internet é um meio de comunicação livre e democrática para a troca de informação, debates, interesses comuns, que condizem com o direito à cidadania. Censurar retira os direitos garantidos pela Constituição do nosso país. A liberdade de acessar, publicar, comunicar e debater na Internet deve ser defendida.

No comments: