Friday, June 8, 2007

A blogosfera e Indústria Cultural!

Depois de descobrir as vantagens do ciberconteúdo, descobri que possuo um vertente de ciberpesquisador e já estou me preparando para assumir uma postura ciber jornalista! Mas essa é uma outra história.
O objetivo dessa postagem é só relembrar a importância, negativa, da Indústria Cultural na sociedade moderna.
Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais.[1] [3] Um exemplo disso, dirá ele, é o cinema. O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação. Portanto, podemos dizer que a Indústria Cultural traz consigo todos os elementos característicos do mundo industrial moderno e nele exerce um papel especifico: o de portadora da ideologia dominante, a qual outorga sentido a todo o sistema.
As conexões, virtualizações e, principalmente, as atualizações mostram que as grandes corporações já começaram a acoplar os blogs à suas matrizes informacionais, ceifando suas interações blogosféricas, a exemplo do Blog do Noblat – ligadinho com a Globo – o do Paulo Henrique Amorim e mais uma cassetada de gente que seguiu a onda.
Perguntado sobre o fato, o nosso companheiro André Lemos falou que apesar dessa tendência ser real – atualizem – ela não chegar a ser uma preocupação, dada a própria dinâmica da blogosfera, que é contínua – um blog por segundo, sendo que esse número dobra a cada seis meses.

No comments: