Sunday, June 10, 2007

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO



A internet além de potencializar os recursos midiáticos e reconfigurar a mídia massiva, trouxe também um termo bastante utilizado para referir-se a esta cultura pós-massiva, a “Sociedade da Informação”.

Os avanços tecnológicos proporcionaram indivíduos comuns obter um volume extenso de informações, além dele mesmo poder selecionar e estruturar a notícia, diferente do ultrapassado modelo de comunicação.

A mídia massiva atinge a todos os indivíduos, as pessoas recebem informações iguais, mas formam opiniões distintas, de acordo com seus valores, ideais e particularidades. Enquanto na internet, cada usuário busca a informação que deseja, de acordo com seus interesses pessoais, reformulando este antigo modelo de comunicação e construindo assim a Sociedade da Informação.

A sociedade da informação não se refere apenas aos usuários que participam e integram o contexto cibernético, mas é uma denominação também da nova cultura digital, que trouxe a modernização das máquinas, o surgimento de aparelhos eletrônicos manuais ou que facilitam a vida do indivíduo no seu dia-a-dia.

A sociedade da informação está tão intrínseca na cultura do indivíduo, que nem ele mesmo percebe a utilização destas novas ferramentas e suas potencialidades, como os caixas eletrônicos das redes bancárias, a utilização do cartão eletrônico na catraca do transporte coletivo, as urnas eletrônicas utilizadas para computar os votos dos cidadãos nas eleições, os celulares, dentre outros mecanismos.

No comments: