Começou ontem na Universidade Federal da Bahia (UFBa) mais uma edição do Intercom Nordeste, evento que reune profissionais e estudantes de comunicação. Logo no primeiro dia, pela manhã, várias oficinas e mini-cursos foram ministrados aos interessados. Destaque para a oficina de Jornalismo Digital e a Informação de Proximidades, ministrada por Suzana Barbosa, que foi nossa professora na FJA; Convergência Midiática nas reportagens webjornalísticas, por Marcelo Freire (UFBa) e Weblogs e Jornalismo, por Jan Alyne Barbosa, entre outros.
A solenidade de abertura foi no Concerto de Música da UFBa, no Salão Nobre da Reitoria. Foram anunciados os trabalhos classificados para participar da Expocom Fórum (A UNIFOR ficou em quase todas as categorias) e também, uma uma mesa redonda sobre Mercado e Comunicação na Sociedade Digital.
Hoje, a partir das 9 horas, começa a apresentação dos trabalhos, os "GTs", grupos temáticos. O primeiro grupo a abrir este dia, é o GT8 Teoria e Metodologia da Comunicação mediado por - Carlos Francisacato (UFS-SE) e tem como temas: O webjornalismo enquanto bem de experiência: Do receptor ao leitor participante; Por uma extensão das indentidades nos ambientes virtuais? Pesquisa nos guetos da Cibercultura.
Há muitos trabalhos interessantes para prestigiar, debater e principalmente, refletir sobre o jornalismo e suas nuances. O evento encerra neste sábado (9). A programação dos trabalhos está no site oficial da Intercom Nordeste, porém, os conteúdos dos trabalhos tem acesso restrito, o que é lamentável para quem deseja pesquisar. Trata-se de um excelente encontro para discutir e aprender novos formatos de jornalismo atual. Era para ser, contudo, um evento com mais participação dos estudantes e profissionais. Mas, o que se viu na solenidade de abertura do evento, foi um grande auditório repleto de cadeiras vazias.
Friday, June 8, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment