E a censura no ciberespaço continua...
Essa semana, alguns internautas denunciaram que o site de fotos Flickr esta na lista dos sites bloqueados pelo governo chinês. Os internautas que tentaram acessar o portal na China dizem não conseguir e não vêm as recentes atualizações do site, o que impede de outras empresas que se alimentam dessas fotos trabalharem.
Na quarta-feira (06), a Anistia Internacional fez uma denuncia de que a China, como grande potência, tenha feito um contrato com grandes multinacionais como Yahoo!, Google e a Microsoft de concordarem com a censura e lançarem versoes de seus produtos. O Google produziu uma versão censurada da sua ferramenta de busca, para poder assim operar na China.
Segundo o jornal O GLOBO, para Tim Hancock, diretor da Anistia, “o modelo chinês (...) está crescendo em popularidade entre dezenas de países que bloqueiam sites e prendem blogueiros. (...) A menos que tomemos uma atitude agora, a internet pode ser tornar irreconhecível”, disse.
Outros exemplos de sites e portais bloqueados pelo governo chinês é a Wikipedia, a BBC Online, páginas de ONGs que criticam o comunismo e o governo chinês entre outras.
No comments:
Post a Comment