Sunday, June 10, 2007

O Google e a caixinha da D. Baratinha


Sábado, folga, salão de beleza... poucas coisas acalmam tanto uma mulher como isso. E estou eu sentadinha esperando me atenderem, enquanto isso folheio a revista Claudia (bem salão, bem mulher). O que me lembro muito bem é o que li (e como esses posts mudaram a minha percepção das coisas).
Acho que a maioria de vocês devem conhecer Nora Ephron, ela é roterista, escritora e jornalista; quem não conhece deve lembrar-se de um de seus filmes de maior sucesso, “Mensagem para você”.
Nora tem 65 anos e achei que o fato de um de seus filmes ter como eixo principal uma história envolvendo um casal que troca mensagens online e o seu próximo longa-metragem abordar os temas comida, amor e casamento evidenciados em um blog seria uma mera coincidência, engano meu.
Na verdade acho que fui levada a isso por um “pré-conceito” ao considerar o fator idade. O número 65 descartou em mim as possibilidades de Nora estar “por dentro” da rede e suas novas tendências. Deveria ter me envergonhado (e me envergonhei) em pensar eu o “velho” não poderia se difundir com o “novo”.
Foi apenas no fim da entrevista que percebi como estava enganada sobre a percepção de Nora com a web.

- Se tivesse 20 anos menos, o que faria de outro jeito?, perguntou a repórter. E ela respondeu:
- Compraria mais imóveis e objetos de arte. E, sem dúvida, compraria ações do Google.

Meus avôs tem idades semelhantes a de Nora, e assim como a maioria dos idosos (pelo menos aqui do Brasil) não entendem nem o que é a internet de fato, quanto mais que existe uma empresa abrigada na rede que possui ações milionárias de dar inveja até a caixinha de dinheiro da Dona Baratinha (canção de ninar muito conhecida pelos idosos).
Pobre Dona Baratinha, sofre por dois aspectos: 1. Poucas são as pessoas que ainda querem casar; 2. As que querem com certeza optariam pela versão “Quem quer casar com os acionistas do Google que podem não ter tinta no cabelo, mas tem (muito!) dinheiro na Bolsa de Valores de NY”.
Recentemente as ações do Google subiram US$ 6,85 (2,3%), para US$ 304,10. Esse preço é três vezes maior do que em agosto do ano passado, quando a empresa começou na bolsa com o valor de US$ 85 dólares por título.
A capitalização de mercado do Google, criada em 1998 como um site de buscas na internet, é de US$ 84,5 bilhões. Com esse valor, a empresa supera outra grande companhia da área, a Time Warner, que tem valor na bolsa de US$ 79,1 bilhões.
Nora Ephron perdeu uma (super) chance de ficar (ainda mais) rica e lá se foi o reinado da Dona Baratinha...

No comments: