Wednesday, June 20, 2007

Gil lança música no YouTube em clipe de celular

Ministro homenageia democracia da internet em canção filmada por Andrucha Waddington

Doris Miranda

Depois de reclamar da falta de tempo para compor nos últimos quatro anos, o ministro da Cultura Gilberto Gil arrumou uma brechinha para escrever uma nova canção: Banda larga cordel, que vai puxar sua próxima turnê pela Europa e África. A novidade, no entanto, não morre aí. Nem mesmo colocou ponto final na música, Gil já disponibilizou a obra no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=bdjQwrPW_zI), num clipe totalmente doméstico, feito na cozinha da casa do ministro e assinado pelo cineasta Andrucha Waddington (Eu, tu, eles). Mas que produção que nada. O vídeo de Banda larga cordel foi feito pelo celular, no mesmo espírito que vigora no YouTube, sugerindo que qualquer um pode fazer o mesmo.

Mais informal, impossível. No clipe, mesa posta para um jantarzinho com a mulher Flora, o neto Bento e alguns amigos, Gil canta, relaxado, e dá a dica. “Essa letra é política, é programática. Banda larga é a estrada nova por onde vai passar tudo, é por onde vai trafegar toda a subjetividade humana, todos os arquivos, todos os acervos”, afirma, empolgadíssimo. A música, de fato, confirma a postura engajada do artista, notório defensor da democratização da internet, inclusive como ferramenta pedagógica, e do Creative Commons (sistema de licenças dada pelos artistas para liberação gratuita de músicas na net).

“Ou se alarga essa banda e a banda anda/ mais ligeiro pras bandas do sertão/ ou então não, não adianta nada/ banda vai, banda fica abandonada/ deixada para outra encarnação.../ rodovia, hidrovia/ ferrovia e agora chegando a infovia/ pra alegria de todo o interior/ meu Brasil, meu Brasil, bem brasileiro/ o YouTube chegando aos seus grotões/ Veredas dos Sertões, Guimarães Rosa/ Ilíadas, Lusíadas, Camões”. Não se sabe ainda se a batidinha retrô, meio repente, vai ser permanente em Banda larga cordel, porque a gravação com os músicos que acompanham Gil, feita no último domingo, no mesmo dia em que a canção foi composta, ainda não foi lançada.

Além de nome de canção e turnê, Banda larga também vai virar título de um espaço dentro do site oficial de Gil (www.gilbertogil.com.br), que deverá transmitir os shows que ele fará na turnê, disponibilizar fotos, música e vídeos para download e permitir que o internauta publique suas próprias colaborações. Curioso é que a iniciativa do ministro coincide justamente com o anúncio do lançamento internacional do YouTube em vários idiomas em alguns países, incluindo o Brasil, França, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Espanha e Reino Unido.

No comments: