Ministro homenageia democracia da internet em canção filmada por Andrucha Waddington
Doris Miranda
Depois de reclamar da falta de tempo para compor nos últimos quatro anos, o ministro da Cultura Gilberto Gil arrumou uma brechinha para escrever uma nova canção: Banda larga cordel, que vai puxar sua próxima turnê pela Europa e África. A novidade, no entanto, não morre aí. Nem mesmo colocou ponto final na música, Gil já disponibilizou a obra no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=bdjQwrPW_zI), num clipe totalmente doméstico, feito na cozinha da casa do ministro e assinado pelo cineasta Andrucha Waddington (Eu, tu, eles). Mas que produção que nada. O vídeo de Banda larga cordel foi feito pelo celular, no mesmo espírito que vigora no YouTube, sugerindo que qualquer um pode fazer o mesmo.
Mais informal, impossível. No clipe, mesa posta para um jantarzinho com a mulher Flora, o neto Bento e alguns amigos, Gil canta, relaxado, e dá a dica. “Essa letra é política, é programática. Banda larga é a estrada nova por onde vai passar tudo, é por onde vai trafegar toda a subjetividade humana, todos os arquivos, todos os acervos”, afirma, empolgadíssimo. A música, de fato, confirma a postura engajada do artista, notório defensor da democratização da internet, inclusive como ferramenta pedagógica, e do Creative Commons (sistema de licenças dada pelos artistas para liberação gratuita de músicas na net).
“Ou se alarga essa banda e a banda anda/ mais ligeiro pras bandas do sertão/ ou então não, não adianta nada/ banda vai, banda fica abandonada/ deixada para outra encarnação.../ rodovia, hidrovia/ ferrovia e agora chegando a infovia/ pra alegria de todo o interior/ meu Brasil, meu Brasil, bem brasileiro/ o YouTube chegando aos seus grotões/ Veredas dos Sertões, Guimarães Rosa/ Ilíadas, Lusíadas, Camões”. Não se sabe ainda se a batidinha retrô, meio repente, vai ser permanente em Banda larga cordel, porque a gravação com os músicos que acompanham Gil, feita no último domingo, no mesmo dia em que a canção foi composta, ainda não foi lançada.
Além de nome de canção e turnê, Banda larga também vai virar título de um espaço dentro do site oficial de Gil (www.gilbertogil.com.br), que deverá transmitir os shows que ele fará na turnê, disponibilizar fotos, música e vídeos para download e permitir que o internauta publique suas próprias colaborações. Curioso é que a iniciativa do ministro coincide justamente com o anúncio do lançamento internacional do YouTube em vários idiomas em alguns países, incluindo o Brasil, França, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Espanha e Reino Unido.
Wednesday, June 20, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment