Saturday, June 9, 2007

familia.com

Convivo muito pouco com minha família paterna. Nunca estive no mesmo espaço físico que meus dois primos portugueses e a última vez que vi meus outros três primos por parte de pai foi há dez anos, na cidade onde moram, no interior de São Paulo. Porém, diferentemente do imaginário de alguns de que a internet cria o pior dos mundos, aquele dos indivíduos solitários, desconectados do espaço físico e do convívio com o outro, posso dizer que as novas relações sociais possibilitadas no ciberespaço fazem com que, através de ferramentas como e-mail, Skype e MSN, eu possa ser amiga de Leonardo, Danilo, Lucas, Lívia e Letícia.

Se ainda dependêssemos exclusivamente das cartas ou telefone para nos comunicarmos, dificilmente eu teria uma aproximação com Leonardo, 10 anos, e Danilo, sete anos. Eles vivem em Viana do Castelo, em Portugal. O custo da ligação internacional afastaria um contato contínuo. E a comunicação através de cartas só seria mais plena nos últimos anos, quando eles aprenderam a ler. E mesmo assim, a demora no processo emissão-recepção não tornaria a conversa à distância tão atraente.

Nas conversas via MSN com os outros primos de Pirassununga-SP, posso dar conselhos sobre escolha de qual vestibular prestar, bater papo sobre crises da adolescência pelas quais eles estão passando e uma série de outros assuntos descompromissados.

O fato de nos relacionarmos dessas novas formas não significa que não queiramos nos ver face-a-face, estar juntos. Assim que a grana melhorar pretendo ir a Portugal e conhecer de perto as crianças. Como Pirassununga é lugar um tanto chato, sem nada para fazer, insisto com minha tia para mandar os meninos para uma temporada em Salvador. As formas de comunicar não são excludentes. Pelo contrário. Através das novas tecnologias, podemos solidificar relações. E certamente quando chegar o dia do contato ao vivo, não seremos estranhos desconfortáveis com a situação, e sim velhos amigos aproveitando uma tarde de sol – em Salvador, em Viana do Castelo ou até mesmo na sem graça Pirassununga.

No comments: