Wednesday, June 6, 2007

Relações sociais e Estereótipos

Internet... você usa para o que? contatos... pesquisas e estudos... compras... paquera...? Como é seu par perfeito?

Somos movidos pela internet. Algumas tarefas como uma simples leitura de um livro foram substituidas pelo nosso bom e velho computador que não é mais o mesmo [graças a Deus] - porque ninguém merece aquelas monstruosidades de 1900 e antigamente não é? Agora eles são tão compactos que cabem na palma da mão. Mas não estou aqui para falar da evolução dos computadores, mas sim de nossas relações sociais e a formação de estereótipos.

Outro dia li uma matéria divulgada no site IDG Now!, sobre uma pesquisa realizada em 7 países europeus, a respeito da finalidade da internet para homens e mlheres. Dos 22.662 consumidores europeus pesquisados 54% são mulheres e 62% homens. "Pela tendência de uso mais pessoal e menos técnico da internet, na avaliação do Forrester, as mulheres usam menos a internet como fonte de informação para escolha de produtos ou lêem menos avaliações de consumidores do que os homens, que o fazem com freqüência em segmentos como o automotivo e o de tecnologia".

Segundo a pesquisa podemos concluir que enquanto os homens se preocupam mais em se informar, as mulheres tendem ao trivial [viagens, compras e bate-papo]. E nesse mundo virtual será que temos chances de encontrar o par perfeito? Nessa era digital o relacionamento entre as pessoas tendem a se distanciarem cada vez mais. Não ligamos mais para nossos avós nem mandamos uma carta escrita a mão para aquela pessoa querida que está morando longe de nós. Tudo se resume em um simples e-mail.

Mas, e a paquera? Antigamente você mandava bilhetinhos romanticos, as vezes em guardanapo, hoje você manda um torpedo, ou uma cantada virtual. E o tipo de namorada (o) será que mudou? Em um periodo em que cresce a idolatria pela perfeição física, será que a internet entra nessa história também? Nos convencionais chats só vemos internautas que buscam mulheres e homens "perfeitos", criados em sua imaginação e transpostos a virtualidade. São loiros ou morenos, altos, corpos esculturais, olhos claros, donos de uma beleza grega. São loiras ou morenas, corpos curvilíneos, siliconadas [nada contra quem usa] olhos claros, uma beleza que faça qualquer um ficar com torcicolo quando ela passa...

É esse perfil de homem e mulher que os internautas buscam, devido a facilidade de "criar"uma pessoa perfeita. Não me refiro aqui a medicina estética, mas sim ao famoso Photoshop - programa de edição de imagens, que podemos "montar" a nossa mulher ou homem perfeitos. Buscamos cada vez mais em nosso dia-a-dia e baladas aquela pessoa que atenda a todos esses pre-requisitos.

E você, qual seu tipo? Você utiliza-se do senso comum de que beleza física é fundamental? Em tempos de novas tecnologias, em que podemos tocar, interagir socio-mecânicamente, a partir de programas 3D em que você pode apalpar pessoas que estão distantes através de mecanismos cibernéticos, ela atrapalha no relacionamento entre os individuos, já que você não telefona mais pra seu vizinho só porque vocês se comunicam através de um programa de mensagens no ciberespaço?

Não acho que a internet faça mal, pelo contrário, ela cada vez tem mostrado suas facilidades, seja na compra de um produto, na transferências bancárias, aproximar pessoas distantes que reencontramos nesses sites de relacionamento, e até mesmo um romance... pois há inumeras histórias de pessoas que se conhecem nesse espaço e estão juntos até hoje...basta saber dosar.

E até que ponto você é influênciado por esse meio virtual?

No comments: