Blogar, blogar e blogar. Isso é viciante. Na última aula, o prof. André Lemos abordou inúmeros assuntos, questões do ciberespaço, blogsfera, ciberdemocracia, arte eletrônica, jornalismo open source, tecnologias móveis, cultura livre.......Saí da aula ontem um pouco em clima de nostalgia, mas com pensamento no meu post. Bem, a criação deste blog para mim, foi uma mão na roda.
Como disse no início, isso é viciante.
Entrei hoje no site espanhol El Pais, como de costume, e há uma discussão bastante interessante sobre a Blogsfera. Com o título "La 'blogosfera' está perdiendo aliento", o colunista Francis Pisani argumenta que os blogs seguem crescendo, mas num ritmo bem mais lento e com atualização de menos. O colunista se refere a blogsfera como blogalaxia e faz duras críticas aos blogs que não se atualizam. Ele afirma que a Technorati mudou esta forma de comunicação e precisou, contudo, mudar suas formas para atrair mais blogueiros. Ele frisa os números: há um ano, os blogs ativos, que se atualizam ao menos uma vez a cada três meses, eram de 37%. Agora, esta cifra está em 20%.
Na tentativa de justificar a baixa no site, David Sifry, fundador do Technorati diz que o perfil dos internautas mudou também. E ele tentou oferecer ao público uma ferrmanta mais simples e atrativa. Para provocar ainda mais a discussão, o colunista ressalta que o surgimento de outros meios, como o Myspace e Facebook forçou o Technorati a mudar de cara.
Na minha humilde opinião, penso que a blogsfera tornou mais dinâmica a comunicação on line, derrubou fronteiras (leia-se desterritorialização), deu asas à imaginação e tornou, para muitos, ferramentas de trabalho. E para outros, uma "obrigação" prazerosa lê-los, como este.
No comments:
Post a Comment