A famigerada polêmica sobre a socialização ou individualização provocada pela internet ganhou recorte até mesmo com o estudo do iPod. A notícia é antiga, mas vale um post. Uma pesquisa promovida pela Clínica e Pesquisa em Psicanálise Jorge Forbes levantou o paradoxo: “a seleção pessoal de música que ambienta os proprietários do iPOD isola-os da cidade, do convívio, ou, ao contrário, subverte a relação - permite personalizar o coletivo e compartilhar a escolha?”. De acordo com o pesquisador da universidade britânica de Sussex Michael Bull, que estuda o impacto dos aparelhos portáteis de música desde o walkman, “o iPod permite que a pessoa crie uma trilha sonora para seu mundo e viva uma espécie de bolha, na qual ela tenha controle do tempo e do espaço”. As definições de coletivo e individual se confundem quando, por exemplo, em meio a centenas de pessoas andando na orla, o indivíduo sente-se completamente isolado em seu próprio mundo, que tem como trilha sonora o set list definido no tocador de mp3. Leia a pesquisa completa.
::Ainda sobre o aparelhinho, pesquisa da GFK NOP aponta que 13% dos homens britânicos trocariam a noiva por um iPod. Entre as mulheres, apenas 6% trocariam os noivos.
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