Tuesday, June 5, 2007

Fique por dentro das comunidades virtuais

No artigo “Comunidades Virtuais Eletrônicas”, o professor José Carlos Ribeiro, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia, diz que: “As chamadas comunidades virtuais surgiram a partir de iniciativas localizadas em diversos pontos e foram formadas de maneira não coordenada e não prevista, como movimento uniforme. Ou seja, não houve algo organizado, conduzido por alguma instituição ou alguma personalidade em particular, embora estas sejam resultantes de um contexto sócio-cultural comum, proporcionado pelos efervescentes anos do final da década de 60 e início da década de 70”. Não há como saber qual foi a primeira comunidade virtual; sabe-se que a well (whole Earth Lectronic Link) foi uma das mais significativas, pois foi uma das pioneiras.

A definição para comunidades virtuais dada pelo filósofo francês Pierre Lévy, parece ser o conceito mais completo. “Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos. Sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais”. O conceito de Lévy engloba as principais características das comunidades virtuais. Entre elas, pode-se destacar a questão do sentimento de pertencimento, que não está ligada a territorialidade geográfica, uma vez que os usuários podem trocar informações, apesar da distância.

O orkut, por exemplo, não é propriamente uma comunidade virtual, e sim uma ferramenta que possibilita o estabelecimento de comunidades virtuais. Muitos “orkuteiros” entram nas comunidades, mas não participam das discussões; nesses casos, as comunidades servem como propaganda. Pois, se não há participação, o conceito de comunidade não se aplica. Esses rótulos servem, muitas vezes, para a pessoa fazer uma descrição sobre si, pois a comunidade diz muito sobre o perfil do usuário.

Existe uma grande diferença entre o orkut e outros tipos de comunidades criadas a partir de Listas de Discussão e MSN: o orkut é uma ferramenta, na qual é possível colocar o perfil dos usuários, gostos e formas de pensar; na lista de discussão, o funcionamento ocorre através de um “software” que, automaticamente, distribui para todos os membros da lista os e-mails remetidos por um de seus participantes. Assim, basta mandar um e-mail que todos os membros da lista receberão a mesma mensagem. O MSN permite uma reserva maior, pois as pessoas não têm acesso à vida dos outros como no orkut. Neste último, as pessoas nas comunidades podem emitir opinião de forma anônima. Não é comum ser anônimo em listas de discussão e no MSN.

Listas de discussão são mais demoradas e podem envolver um grupo maior de usuários, enquanto que o MSN e qualquer outro programa de mensagem instantânea são mais dinâmicos e rápidos, pode se ter uma conversa em tempo real. Outro ponto é que a lista de discussão utiliza e-mail para trocar informação, e os programas de mensagem instantânea utilizam um programa específico.

No comments: