Acessando o site Folha On Line encontrei uma matéria que oferece dicas de como se prevenir dos golpistas da Internet. O assunto remete a aula do professor André Lemos sobre os Hackers - "desempenham um papel importante para o desenvolvimento da Internet. A ética hacker é característica cultural da sociedade informacional" – e os Crakers – "são os rebeldes sem causa. Sua prática é o vandalismo e o crime". De acordo com a reportagem "Incidentes virtuais aumentam 126% por ano", publicada em abril de 2006, um estudo do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) revelou que as tentativas de golpes bancários responderam por 43% (ou 12.099) de todas as notificações recebidas nos primeiros seis meses de 2006. "Para roubar informações bancárias dos internautas e fazer transferências financeiras não-autorizadas, os piratas virtuais utilizam uma técnica conhecida como phishing scam. A estratégia consiste no envio de e-mails não-solicitados que, geralmente, sugerem a visita a um site malicioso. Ao seguir esta instrução, o internauta instala em seu computador, muitas vezes sem saber, um software espião".
Como já estamos em meados de 2007 esses números, provavelmente, já devem ter aumentado e muito.
Não custa nada se prevenir, né gente?! Então vamos as dicas.
- Instale antivírus no computador e faça atualizações semanais.
- Mantenha seu navegador sempre atualizado.
- Nunca clique em links ou visite sites sugeridos em e-mails.
- Nunca envie informações sigilosas via e-mail ou mensagens instantâneas.
- Troque regularmente as senhas utilizadas em transações financeiras.
- Crie um e-mail apenas para se cadastrar em sites. Se você receber mensagens de "velhos amigos" ou do seu banco neste endereço, desconfie.
- Parta do princípio de que dinheiro não vem fácil e pense duas vezes antes de aceitar propostas "incríveis" recebidas pela internet.
Agora se você desconfiar que seu micro já foi invadido o que te resta é:
- Deixar de acessar serviços de banco on-line e fazer compras pela web até resolver o problema.
- Rodar uma verificação do antivírus atualizado em toda a máquina. Desta forma é possível encontrar a praga e, em alguns casos, removê-la.
- Monitorar regularmente suas movimentações financeiras.
- Caso perceba movimentações estranhas na sua conta corrente, entre em contato com o banco e peça orientações. O mesmo vale para operadoras de cartão de crédito.
- As vítimas de crimes virtuais devem sempre procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência.
Thursday, June 7, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment