Curso: Especialização em Jornalismo
Disciplina (36 h/a): Cibercultura e Novos Formatos de Produção de Informação
Professora (a) Prof. Dr. André Lemos (Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne., Professor Associado da Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisador 1 do CNPq.
Ementa:
Comprender a Cibercultura em suas diversas facetas. Três leis estão na base da cibercultura: a liberação da emissão, o princípio em rede e a reconfiguração sociocultural. A cultura contemporânea é um território recombinante. A novidade não é a recombinação em si, mas o seu alcance. A recombinação, que tem dominado a cultura ocidental pelo menos desde a segunda metade do século XX, adquire aspectos planetários nesse começo de século XXI. A cibercultura instaura uma estrutura midiática ímpar na história da humanidade onde, pela primeira vez, qualquer indivíduo pode produzir e publicar informação em tempo real, sob diversos formatos e modulações, adicionar e colaborar em rede com outros reconfigurando a indústria cultural massiva. Exemplos? Blogs, podcasts, sistemas peer to peer, software livres, softwares sociais e a arte eletrônica.
Objetivos:
Compreensão dos desafios da sociedade da informação e dos novos formatos de produção da informação na cibercultura contemporânea. Busca-se fazer compreender os desafios comunicacionais, culturais e sociais da cultura e da comunicação nas sociedades avançadas
Metodologia:
Aulas expositivas, debates e seminários realizados pelos alunos. A matéria utilizará um “blog” coletivo como forma de produção de reflexões durante a disciplina.
Recursos didáticos:
Datashow, conexão à Internet e computador.
Avaliações:
Os alunos serão avaliados da seguinte maneira: participação em publicação no Blog da disciplina (1 post por aula).
Conteúdo Programático:
1. Princípios da Sociedade da Informação
2. Micro-Informática, Hacking,PC-CC-CCm. Origens da Cibercultura
3. Características da Cibercultura - Redes, espaço, ciberespaço
4. Teoria da Comunicação Pós-Massiva? Mídias de Massa e Mídias Pós-Massivas
5. Formas de participação na Cibercultura. Web 2.0 e colaboração e participação na produção da informação
6. Inclusão, copyright e copyleft – modelo de inclusão digital e formas de produção de conteúdo, problemas legais, cultura remix.
Bibliografia:
Bettetini, G; Colombo, F., Las Nuevas Tecnologías de la Comunicación., Paidós, 1995.
Bolter, J.D, Grusin, R., Remediation. Understanding New Media., MIT Press, 2002.
Breton, P., Une Histoire de l’Informatique., Paris, Seuil, 1990.
Castells, M. A Era da Intercomunicação., in Le Monde Diplomatique, agosto, 2006, in http://diplo.uol.com.br/2006-08,a1379
Castells, M., The Rise of the network society., Vol.1., Blackwell, 1996.
Johnson, S., Cultura da Interface. RJ, Zahar, 2001.
Leão, L. Cibercultura 2.0,. SP. Senac, 2003.
Lemos, A. Cunha, P., Olhares sobre a Cibercultura., Porto Alegre., Sulina, 2000.
Lemos, A., Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea., Porto Alegre., Sulina, 2002.
Lemos, A., Cultura das Redes. Ciberensaios para o Século XXI., Salvador, Edufba, 2002
Lessig, Lawrence. Free Culture – How big media uses technology and the law to lock down culture and control creativity. New York: The Penguin Press, 2004.
Lévy, P. Cibercultura., Ed. 34, RJ, 1999.
Lévy, P., Tecnologias da Inteligência., R.J., Ed. 34, 1994.
Manovich, Lev., The Langage of New Media., MIT Press, 2001.
Moraes, D., Sociedade Midiatizada., RJ, Mauad, 2006.
Parente, A., Tramas da Rede, Porto Alegre, Sulina, 2004
Silveira, Sérgio Amadeu e Cassino, João (orgs.). Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.
Wertheim, M., Uma História do Espaço de Dante à internet., RJ., Zahar., 2001.
Wolton, D., Internet et Après., Paris, Champs Flammarion, 2000.
Monday, May 7, 2007
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